Grupo de pesquisa INSUMO promove treinamento sobre o ZOTERO

Foto: Patrícia Osandón

Em continuidade ao ciclo de oficinas sobre “Métodos, Técnicas e Ferramentas de Pesquisa e de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico”, o grupo de pesquisa INSUMO – Informação para Inovação, Sustentabilidade e Monitoramento realizou, nesta quinta-feira (18), uma oficina sobre o “Gerenciador de Referências para Otimização da Produção Científica”, o Zotero. A oficina, que foi sediada na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília, foi conduzida pelo pesquisador André Appel, doutor e mestre em Ciência da Informação pelo IBICT do Rio de Janeiro (PPGCI-IBICT/UFRJ).

Durante a oficina, André Appel explicou sobre padrões de referências nacionais e internacionais e também a respeito do Digital Object Identifier System (doi). Em relação ao Zotero, o pesquisador detalhou toda a estrutura e o funcionamento do programa.

Considerado um dos melhores softwares de gerenciamento de referências bibliográficas, o Zotero tem código aberto e foi desenvolvido por uma organização independente sem fins lucrativos. Por meio do Zotero, os pesquisadores podem organizar suas pesquisas colaborativamente, classificar itens em coleções e marcá-los com palavras-chave, criar instantaneamente referências bibliográficas para qualquer editor de texto e sincronizar dados entre dispositivos.

O grupo de pesquisa INSUMO também se reúne mensalmente para a discussão dos temas estudados pela equipe. A próxima ação do grupo INSUMO será no dia 02 de agosto, no IBICT Brasília, sobre os temas ciência de dados e informação para a sociedade.

Sobre o INSUMO: O grupo de pesquisa INSUMO é formado por pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os avanços obtidos a partir das pesquisas promovidas pelo grupo INSUMO são incorporados nos produtos e serviços oferecidos pelo IBICT, principalmente nas áreas de: informação para inovação; informação para sustentabilidade; ciência de dados; e informação para sociedade. Como resultado das pesquisas são oferecidos subsídios para construção de políticas públicas que se baseiem em informações qualificadas. O grupo também possui presença internacional por meio da participação em eventos e redes de informação. Conheça a página do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4219824800595795

Patrícia Osandón e Lucas Guedes
Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA/IBICT)

Fonte: IBICT: http://www.ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/566-grupo-de-pesquisa-insumo-promove-treinamento-sobre-o-zotero