Grupo de pesquisa INSUMO realiza oficinas sobre currículo Lattes e Zotero

Foto: Camila Rodrigues de Farias

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) realizou nesta quarta-feira (17) a oficina “Currículo Lattes, registro de pesquisa e a integração com bases de dados internacionais”.

A oficina, que foi conduzida pelos pesquisadores André Appel, Natashe Vechi e Ricardo Sampaio, integra as ações do grupo de pesquisa INSUMO – Informação para Inovação, Sustentabilidade e Monitoramento, que trabalha com pesquisas aplicadas nas temáticas de informação científica e tecnológica.

Tiago Braga, responsável pela Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA/IBICT), explicou durante a abertura da oficina que a iniciativa colabora para o fortalecimento das ações de pesquisa e inovação realizadas pelo IBICT. “Entre as próximas metas do INSUMO está a realização de treinamentos sobre a pesquisa-ação na área da Ciência da Informação”, detalha.

Durante a oficina, os pesquisadores explicaram o funcionamento do currículo Lattes e como avaliar o impacto social do trabalho realizado pelos pesquisadores brasileiros. Além disso, ao longo do encontro foram apresentadas aos pesquisadores bases de dados e redes sociais nacionais e internacionais, tais como Web of Science, Google Acadêmico, ResearchGate, Academia.edu, Altmetric e VOSviewer.

Ainda há vagas disponíveis para a oficina que será promovida amanhã (18) pelo grupo INSUMO sobre “Gerenciador de referências para otimização da produção científica”, o Zotero. A expectativa da oficina é “contribuir para a gestão das referências bibliográficas e da produção científica dos pesquisadores, agilizando o processo de criação das publicações”, explica André Appel, que ministrará a oficina.

A oficina acontecerá no Laboratório de Informática II da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP (2º Andar) e contará com transmissão online gratuita pelo seguinte link: http://mconf.rnp.br/webconf/esr.

Para participar, basta solicitar sua inscrição pelo e-mail andreappel@ibict.br ou pelo telefone 61 3217.6286.

Sobre o INSUMO: Os avanços obtidos a partir das pesquisas promovidas pelo grupo INSUMO são incorporados nos produtos e serviços oferecidos pelo IBICT, principalmente nas áreas de: informação para inovação; informação para sustentabilidade; ciência de dados; e informação para sociedade. Como resultado das pesquisas são oferecidos subsídios para construção de políticas públicas que se baseiem em informações qualificadas. O grupo também possui presença internacional por meio da participação em eventos e redes de informação. Conheça a página do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4219824800595795

Patrícia Osandón e Lucas Guedes
Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA/IBICT)

Fonte: Ibict: http://www.ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/565-grupo-de-pesquisa-insumo-realiza-oficinas-sobre-curriculo-lattes-e-zotero