Pesquisadores do grupo INSUMO/Ibict promovem treinamento sobre Java

Foto: Camila Rodrigues de Farias/COTEA/Ibict

No dia 15 de agosto (quinta-feira), o grupo de pesquisa INSUMO – Informação para Inovação, Sustentabilidade e Monitoramento promoveu uma oficina sobre o tema Java com Maven ou Gradle. O objetivo da oficina foi discutir a respeito da utilização das tecnologias e como integrá-las para desenvolvimento de aplicações ágeis. A palestra foi conduzida pelo pesquisador Deivdy William Silva, pesquisador do grupo INSUMO e integrante da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (COTEA/IBICT).

Para Deivdy, a oficina foi importante para a capacitação dos pesquisadores do grupo INSUMO. “Atualmente, é essencial que nossos pesquisadores entendam mais sobre as linguagens de programação, pois trabalhamos com projetos de pesquisa e com a disseminação de informação e conhecimento”, explica Deivdy Silva.

O INSUMO é um grupo de pesquisa vinculado ao IBICT cadastrado no Diretório de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e voltado para o estudo das interfaces entre Informação, Inovação, Sustentabilidade, Ciência de Dados e Sociedade. Participam do grupo pesquisadores vinculados à COTEA e a instituições de ensino e pesquisa do país.

Como resultados das pesquisas do grupo INSUMO são oferecidos subsídios para a construção de políticas públicas que se baseiem em informações qualificadas. O grupo também possui presença internacional por meio da participação em eventos e redes de informação.

Conheça a página do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4219824800595795

Patrícia Osandón
COTEA/IBICT

Fonte: IBICT: http://www.ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/596-pesquisadores-do-grupo-insumo-ibict-promovem-treinamento-sobre-java